quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vondelpark

Acho que já vos falei da quantidade de feriados que existe nesta terra e segunda-feira, para não fugir à regra, foi mais um deles (Petencost – 7 semanas depois da Páscoa). Para ajudar a festa estiveram umas temperaturas dignas de praia e esplanada com bebida fresca a acompanhar. Como a praia não é assim tão perto e os factores trânsito e multidão não são propriamente aliciantes, a maioria das pessoas fica-se pelos parques da cidade a apanhar o belo do banho de sol.
Vondelpark é capaz de ser o parque mais conhecido de Amesterdão. Talvez por estar tão perto de alguns ícons turísticos – Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Setedelijkmuseum, Diamond Museum e Hard Rock Café. Tem cerca de 47 hectares (coisa pouca) e várias facilidades que atraem público mesmo com o tempo menos convidativo.
Em dias quentes como os que se fizeram sentir no fim de semana parecia que a cidade em peso se tinha mudado de malas e bagagens para o parque. Não havia metro quadrado de relva que não estivesse ocupado por grupos de amigos a saborearem o pic-nic com bebidas geladinhas.
É engraçado sentarmo-nos na relva, fazer parte daquele panorama e apreciar o cenário que desfila à nossa frente. Esta cidade é habitada por pessoas tão diferentes como uma Nova Iorque, mas aqui a coisa é mais uma versão miniatura. Esta é uma das coisas que mais gosto em Amesterdão, é uma cidade eclética e ninguém se chateia com isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te de dizer que é um óptimo sitio para ouvir música improvisada.
Quanto a mim está demasiado cheio ao fim de semana, prefiro outros parques :-)

Bj

Rita

Micragirl disse...

É verdade. Chega a ser uma das maiores atractividades do parque no final do dia.
Já ouvi falar de parques bem mais calmos onde se pode fazer bbq e tudo ;-)