sábado, 16 de maio de 2009

Comidinha

Desde que moro na terra das tairocas que ando para provar um prato tipicamente holandês mas todos (que não holandeses) me dizem que não vale a pena porque é a típica comida deslavada de camponês: batatas com carne, e eu por batatas com carne venha de lá o meu "dois toques" com o ovito a cavalo.
Na lista das poucas coisas tipicamente holandesas que provei e posso dizer "gosto pá" encontram-se as dutch stroopwaffles (duas bolachas do tipo belgas com recheio de mel), o kroket da FEBO (tipo o nosso croquete mas em tamanho XXL e mais cremoso), as bitterballen (quase idênticas aos krokets mas pequenas e num formato redondo) e a erwtensoep (sopa do género da nossa sopa da pedra mas feita com caldo de ervilhas e mais espessa). De resto na categoria da culinária não há nada de muito holandês nesta terra, é quase tudo importado de ex-colónias ou de povos que adoptaram esta como sua casa. Nunca tinha encontrado tamanha panóplia de restaurantes numa só cidade, acho que só falta mesmo encontrar uma tasca típica do Reino da Swazilândia porque de resto já vi de tudo um pouco.
Quanto a restaurantes portugueses também os há, pouquinhos, mas há e, segundo me disseram, só um vale a pena de ser visitado e para meu infortúnio não foi o que visitei. Num dia de saudadite aguda tivémos a iniciativa de visitar o "De portugees", que é como quem diz: O português, mas tenho a dizer-vos que as receitas já só eram 70% portuguesas. Alguém conhece amêijoas à Bolhão Pato com cebola??? Eu não conhecia e passei a conhecer, mas pronto, como sou óptimista imagino que seria aquilo que se chama agora de cozinha de fusão... As doses eram mitras e os preços, upa, upa... Quase tive de pôr um comprimidinho debaixo da língua! Não tenho bem a certeza, mas acho que no talão da caixa ao lado do preço vinha uma frasesinha que traduzida queria dizer: Benvidos a Amesterdão...
Fazer uma refeição fora de casa por estes lados pode ser carote, mas com tanta escolha vale a pena ir experimentando (de preferência se forem referenciados) diferentes cozinhas, só assim é que podemos ir escolhendo a nossa preferência e analisar a relação qualidade-preço. Neste momento o meu number one é o Tai Bird (restaurante tailandês).

Sem comentários: