sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sobre as proibições das liberdades nas indumetárias

"Olha-me nos olhos, eu disse nos olhos", lembram-se do Wonderbra?

De há uns tempos para cá lê-se com alguma frequência que algumas escolas começaram a adoptar regras acerca da indumentária usada na mesma. Se tivesse lido esta notícia antes de ter dado formação a teenagers era capaz de discordar mas depois de ter passado por essa experiência marcante no ensino técnico profissional as cores com que passei a ver o mundo modificaram-se drasticamente. Vi meninos a usarem Havaianas na sala de aula no pico do Verão, meninas a desfilarem com decotes pronunciados e mini-saias que pareciam cintos largos e por mais restrições, regras ou negociações que houvesse a coisa nunca foi pacífica. Acho até que ganhei cabelos brancos à conta das divergências diárias. Lembro-me, em particular, de um dia em plena sessão de formação estar a explicar um conceito a uma aluna e de tal forma o seu decote era pronúnciado que me perdi na explicação que lhe dava e, tenho que salientar que, não tenho preferência sexual por mulheres. Eu tenho que para mim a moda e a forma como a adoptamos tem muito a ver com a liberdade (que nos dão) e o nosso bom senso.
Quando tinha 13 anos recordo-me que uma das modas da altura era usar as calças dobradas a mostrar o tornozelo e a mãe de uma amiga minha pura e simplesmente a proibia de o fazer ao ponto de um dia a ter apanhado com as calças desta forma e lhe ter dado uma valente tareia à minha frente. É claro que o facto de ela viver de sobreaviso não a impediu de usar as calças da forma que gostava, mas este pequeno exemplo serve apenas para mostrar que nem o 8 nem o 80 (que é esta ausência de regras) levam a bom porto.
Não há dia que vá na rua em que não veja as cuecas de um puto qualquer que vá à minha frente, e não é escolha minha! Se tiver de escolher entre ver e não ver, garanto-vos que prefiro a segunda opção! Roupa interior ou underware são isso mesmo: para serem usadas no interior da outra roupa, para não serem mostradas em público, certo? Agora imaginem que isto passa a outro patamar, por exemplo deixarem pura e simplesmente de usar as ditas cuecas... Ficaram arrepiados? Eu fiquei...
Nos EUA, em particular em Atlanta, se alguém usar as calças descaídas como se usam agora ou roupa demasiado ousada são multados por exposição indecente em 50$. Se a moda pega os Governos vão passar a arrecadar muito dinheirinho... Ops, é melhor não lhes dar ideias!

Sem comentários: