terça-feira, 19 de maio de 2009

A dona de casa perfeita

Por estes lados dá um programa da BBC com o nome “The perfect housewife”. Trata-se de uma espécie de concurso em que familiares inscrevem a protagonista para que esta saia com uma maior motivação para as lides domésticas. Tenho de confessar que a primeira vez que o vi tive alguma dificuldade em acreditar que existiam pessoas cujo desmazelo atinge proporções gigantescas. Até hoje conheci apenas duas pessoas assim, mas como na altura tinham pouco mais de vinte anos achei que a vida por si e as pessoas que passariam por elas tratariam de lhes ensinar o certo e o errado nesta equação de limpeza.
A anfitriã - Anthea Turner não tem uma tarefa fácil. Desde casas de banho de famílias com crianças pequenas que se encontram mais sujas que os banheiros municipais, cozinhas em que a palavra de ordem é a desordem, quartos em que nunca se limpou o pó e acumulam roupa em todos os cantos, espelhos em que é possível fazer desenhos com os dedos, sítios escusos com revistas para reciclar há anos, alpendres por varrer e por acabar ad eternum, vê-se de tudo um pouco neste programa. Qualquer destas situações faria o mais crente em baixar os braços e dizer forget it.
Em dois dias Anthea tem de dar formação às duas donas de casa imperfeitas e enganem-se aqueles que pensam que vão ser dados ensinamentos de alguma bíblia da limpeza, nã, nã, são coisas bem básicas, princípios de arrumação, de limpeza, de organização. Tudo aquilo que desaprenderam ao longo de anos de incúria.
O que é certo é que no final, depois de um prazo dado a cada uma das concorrentes, lá as casas aparecem com um ar limpo e simpático. Até existe um prémio (aliciante???) de produtos de limpeza, mas a dúvida subsiste – Será que as participantes passarão a ser perfeitas donas de casa????

Sem comentários: